Fundada em 2006 e criada pela Unimed Natal, a ONG Atitude Cooperação completa, neste mês de setembro, uma década de atuação na zona oeste da capital potiguar. Em homenagem a organização e as suas iniciativas, a Câmara Municipal de Natal realizará, nesta sexta-feira (16), às 9h30, uma sessão solene para marcar a data. A proposição é da vereadora Júlia Arruda. O evento também marca a entrega do Título de Cidadã Natalense à presidente da ONG e vice-presidente da Unimed Natal, Edailna Maria de Melo Dantas.
Com ações que envolvem áreas da educação, do lazer e da cidadania, a organização busca identificar e viabilizar alternativas socioeconômicas e culturais para as comunidades dos bairros Bom Pastor, Felipe Camarão e Cidade Nova. A Atitude Cooperação foi fundada pelo Conselho de Administração da Unimed Natal, em 12 de setembro de 2006, fundamentando-se na ética e nos princípios cooperativistas. A presidente da ONG, Edailna Melo, esteve presente durante todo o processo de edificação da entidade.
“Foram realizadas reuniões com o Fórum do Bom Pastor e aos poucos fomos entendendo as dinâmicas dessa localidade. Nos consolidamos, mas sabemos que ainda há muito mais por se fazer”, declara a médica. “Queremos ampliar as oportunidades para as pessoas da zona oeste de Natal, fazer a diferença na vida delas”, completa.
Para o presidente da Unimed Natal, o médico Antonio Araújo, os dez anos da ONG Atitude Cooperação marca a consolidação de um projeto importante e idealizado pela cooperativa médica. “Plantamos essa pequena semente em 2006 e nos responsabilizamos por regá-la incessantemente. Hoje, sem dúvida alguma, ela dá frutos maravilhosos”, destaca o presidente.
Atualmente, são desenvolvidos dez projetos que promovem, dentre outros fins, a prática esportiva, o aprendizado de instrumentos musicais, o estímulo à leitura, a preservação do meio ambiente e a capacitação profissional. Entre eles estão o Encena (teatro), Tocando a Vida com D’Amore (música clássica), Celeiro (esporte), Livro sem Fronteiras (biblioteca pública), De Olho no Futuro (alunos com alterações na acuidade visual), Tecendo Arte no Fio (artesanato), Coletivo (capacitação profissional).