O Tecendo Arte no Fio encerrou seu primeiro ciclo de atividades nessa quarta-feira (10). Em dois meses de trabalho, o projeto, que conta com a participação de 20 mulheres residentes nos bairros do Bom Pastor e Felipe Camarão, produziu diversas vassouras recicladas com garrafas pet.
As aulas do Tecendo Arte no Fio são desenvolvidas no centro de convivência da ONG Atitude Cooperação e tem como objetivo levar o conhecimento de técnicas artesanais com materiais, principalmente, reciclados. Para tanto, são realizados encontros semanais que estimulam a criatividade e a habilidade das participantes.
A artesã e monitora do projeto, Luziete de Lima, afirma que a gratificação maior foi a relação de amizade que o grupo conquistou. “Foi ótimo e muito gratificante trabalhar durante a oficina, aqui todas são unidas. Somos muito amigas, a gente se diverte muito”, afirma a oficineira.
Durante as aulas, além da reciclagem dos materiais, acontecem rodas de conversas que incitam o empoderamento das mulheres para sua inserção no mercado de trabalho, visto que a partir dessa oportunidade elas poderão gerar uma fonte de renda com os objetos produzidos. “Vou me inscrever em mais cursos e quem sabe eu não tenha uma profissão junto com minhas amigas. E a gente possa ser dona do nosso próprio trabalho”, relata Jancerléia Esmeraldina da Silva, uma das alunas do Tecendo Arte no Fio.