ONG participa de seminário sobre o abuso e exploração sexual infanto-juvenil

A ONG Atitude Cooperação participa nesta quarta-feira (18) do seminário “O Enfrentamento do Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: Desafios do Cenário Contemporâneo”. O evento acontece no Hotel Imirá, a partir das 08h, e faz parte da série de ações de combate ao abuso e exploração sexual infanto-juvenil promovida pela Prefeitura do Natal.

O dia 18 de maio, data instituída como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, foi firmada pela Lei Federal 9.970/2000 com base no “Crime Araceli”, ocorrido em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). A menina Araceli, de 8 anos, foi raptada, drogada, violentada, morta e carbonizada por jovens de classe média da cidade, que nunca foram punidos.

O objetivo das ações e dos debates em torno do tema é mobilizar e convocar o engajamento dos diferentes setores da sociedade, governos, meios de comunicação, entre outros, em uma só causa.

Disque Denúncia – Ligue 100

Entre nessa corrente em prol das crianças e dos adolescentes e denuncie. No Brasil  o “Disque 100”, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes. O Disque 100 funciona diariamente de 8h às 22h, finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita.