“Empoderamento feminino” é debatido entre alunos e colaboradores da Atitude Cooperação

Durante a primeira quinzena do mês de setembro, colaboradores da Atitude Cooperação discutirão, junto aos alunos, o tema “Empoderamento Feminino”. O intuito da ação com a abordagem em torno desse assunto tão relevante e necessário, é fazer todos refletirem sobre: igualdade, liberdade, sororidade e representatividade. Afinal, são essas as palavras que mais definem o que é o empoderamento feminino e o que se deseja alcançar em nossa sociedade através dele.

E um dos primeiros resultados de tal abordagem foi a composição de um rap e a edição de um vídeo, trabalho feito por integrantes do projeto Encena. A canção do clipe tem composição de Erica Belizia que contou com a participação de Adriele Silva, Lívia Oliveira, Renata Gleysse, Sabrina Gomes, Talita Camila, Taranara Spyller. A direção e a edição são de Alisson Lima, também do projeto Encena.

Veja o clipe completo aqui “Mulher através dos séculos”

Um pouco de história…

O ato de “empoderar” significa dar ou conceder poder para uma pessoa ou um grupo. Será que todo mundo sabe do que se trata o Empoderamento Feminino? Ele é realmente necessário nos dias de hoje? Desde a origem das civilizações, a mulher ocupava um papel de subordinação. Quando solteira, era posse do seu pai e, casada, passava a ser comandada pelo marido. No Brasil, apesar do Código Civil de 1916, a mulher continuou, na maior parte do tempo, submetida a um pensamento patriarcal.

A ideia de dependência predominava, fazendo com que as mulheres não pudessem agir com autonomia, precisava da confirmação do marido para que seus atos tivessem validade na órbita civil. Somente mais tarde, no decorrer dos anos, a mulher conquistou sua independência em relação ao homem. Com o tempo, sucessivas leis buscaram efetivar essas conquistas. O espaço que a mulher ocupa hoje foi alcançado com muito esforço, porém ainda há muito o que se fazer. 

O século XXI traz uma nova realidade, com mulheres inseridas no mercado de trabalho em diversas áreas, no comando de muitas equipes, independentes, com voz ativa na sociedade e na tomada de decisões importantes no contexto social.

Quanto mais mulheres tiverem acesso ao estudo, mais capacitadas irão se tornar para assumirem os mais diferentes cargos no mercado de trabalho. Isso é empoderamento feminino, contribuir para que mulheres tenham acesso aos seus direitos e encontrem oportunidades para se desenvolver.

É muito importante apoiar as mulheres da sua comunidade, e principalmente da sua família, ouvir suas necessidades, incentivá-las a se desenvolverem, a se capacitarem e a ocuparem o lugar na sociedade que lhes é de direito.