Atitude Cooperação realiza Seminário sobre proteção da criança e do adolescente

Engajamento, intercâmbio de informações, conhecimento e força tarefa em prol dos cidadãos da zona oeste de Natal. Foi com base nessas palavras e em seus significados, que a ONG Atitude Cooperação, realizou nesta quarta-feira (28), na sede da Organização, juntamente com várias entidades locais, o I Seminário de Articulação da Rede Intersetorial da Zona Oeste de Natal, em abordagem do tema “Proteção à criança e ao adolescente, um dever de todos”

O objetivo do Seminário, em reunir profissionais de 40 instituições que têm a mesma temática da ONG, foi cumprido com êxito. Cerca de 90% das entidades convidadas estiveram no evento, entre elas: Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal do Trabalho e da Assistência Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Natal – COMDICA, Frente Parlamentar Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ministério Público RN, Secretaria Municipal de Saúde por meio do CAPs/CEDECA, ONGs como LBV, Fé e Alegria, Lar Fabiano de Cristo, Instituto Bom Pastor, Clínica Heitor Carrilho, Adote, APAE, PLAN e Projeto Vira Vida.

Esse evento atende ao cronograma de planejamento da equipe técnica da Atitude Cooperação, composta pela psicóloga Avrairan Fabrícia Alves, a assistente social, Melícia Medeiros e a pedagoga Marília Vieira e também faz parte das comemorações de 10 anos da ONG. “Todas as instituições que se fizeram presente, trouxeram suas contribuições significativas e relevantes, apresentaram seus serviços e competências no sistema de garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. O nosso objetivo era selar parcerias e qualificar o desenvolvimento do trabalho por meio de parcerias articuladas, garantindo a completude dos serviços ofertados às crianças e adolescentes assistidos e, esse grande foco, nós alcançamos”, explica a psicóloga, Avrairan Alves.

A ONG teve o apoio de todas as instituições para realizar esse momento, desde as de promoção, as de defesa e as de controle da política em atenção. A assistente social e coordenadora da Casa Renascer, Sayonara Dias, conduziu a mesa do debate principal. Também marcou presença, Edailna Melo, presidente da ONG e vice-presidente da Unimed Natal; o coordenador técnico, Ewerton Cortez, professores e instrutores dos projetos, entre outros da equipe Atitude Cooperação.  

O público do Seminário pôde também prestigiar algumas ações da ONG Atitude, através de apresentações dos alunos do Projeto Encena e da Orquestra Tocando a Vida com D’Amore.