Com dez anos de história e atuação na Zona Oeste de Natal, a ONG Atitude Cooperação, preocupada com o futuro de milhares de crianças e jovens que já foram ou ainda são beneficiados por ações e projetos existentes nos bairros do Bom Pastor, Felipe Camarão, Cidade Nova e redondezas, realiza no dia 28 de setembro, o I Seminário de Articulação da Rede Intersetorial da Zona Oeste de Natal, sob o tema “Proteção à criança e ao adolescente, um dever de todos”, das 8h às 14h, na sede da ONG.
O seminário faz parte das comemorações de 10 anos da ONG e em sua primeira edição é voltado para profissionais de 40 instituições convidadas, que trabalham, diretamente, a mesma temática que a ONG carrega há uma década e, como objetivo, o evento visa provocar o fortalecimento e articulação dos trabalhos realizados, em prol das comunidades pertencentes a Zona Oeste da capital.
O evento foi pensado a partir da definição do CONANDA que traz à tona o Sistema de Garantia de Direitos, constituído na articulação e integração das instâncias públicas governamentais e da sociedade civil, na aplicação de instrumentos normativos e no funcionamento dos mecanismos de promoção, defesa e controle para a efetivação dos direitos da criança e do adolescente. Esse sistema também articular-se nas áreas da saúde, educação, assistência social, trabalho, promoção da igualdade, valorização da diversidade, entre outras.
Para Melícia Medeiros, assistente social da Atitude Cooperação, essa aproximação com demais entidades é necessária. “Esta é uma iniciativa da ONG Atitude Cooperação com o intuito de conhecer melhor e fortalecer os serviços ofertados, tanto pelo poder público como pela sociedade civil organizada, em nossa área de abrangência territorial, com a finalidade de debater, promover articulações e parcerias, de modo a efetivar a proteção integral à infância e adolescência”, explica a assistente social, Melícia Medeiros.
Esse seminário atende ao cronograma de planejamento da equipe técnica da Atitude Cooperação, composta pela psicóloga Avrairan Fabrícia, a assistente social, Melícia Medeiros e a pedagoga Marília Vieira. Será um momento relevante para as instituições envolvidas na temática, com a necessidade de mobilizar, articular e fortalecer a rede.
SERVIÇO
Data: 28 de Setembro de 2016
Hora: 08h às 14h
Local: Avenida Capitão Mor Gouveia, nº 436 – Bairro: Felipe Camarão
Ponto de referência: Após a Rodoviária – em frente a antiga garagem da Guanabara